MEMÓRIAS COMPLEXAS: UM JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA ENSINO DE MATEMÁTICA

Álvaro Gonçalves de Barros, Risiberg Teixeira, Carmen Helena Chagas, Ariana Munique Teixeira, Fabio Machado de Oliveira

Resumo


O presente estudo abordou, dentro do Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Arraial do Cabo, o tema das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos processos de melhoria do ensino e aprendizagem, em especial, com a proposta de pesquisar sobre a gamificação e possibilidades de seu emprego na melhoria do ensino da Matemática, em especial, dos Números Complexos, com o emprego dos recursos tecnológicos em sala de aula. Também foi feita uma análise sobre o desenvolvimento de um protótipo de um jogo de computacional que pudesse abordar e trabalhar o ensino dos Números Complexos em sala de aula, ampliando as possibilidades de acesso ao conteúdo e, com isso, uma análise se o mesmo se enquadraria nos conceitos de gamificação dentro das Tecnologias Digitais e, com isso, poderia contribuir com o ganho de conhecimento e aprendizagem por parte dos discentes do Ensino Médio que precisam estudar sobre o assunto. Foi feito levantamento em referencial teórico sobre gamificação e desenvolvido um protótipo de um jogo que, aplicado em aulas de Matemática com a utilização dos recursos computacionais e do software, puderam comprovar a eficácia do jogo desenvolvido e sua consolidação dentro dos conceitos de jogos educacionais, trazendo resultados positivos na construção da aprendizagem sobre o conteúdo matemático abordado em sala de aula. Assim, concluiu-se que a gamificação pode melhorar o ensino da matemática e que o software proposto trouxe resultados positivos dentro das aulas de matemática, consolidando o seu desenvolvimento e seguindo com melhorias futuras e maior utilização do mesmo para novas aplicações, pesquisas e análises.

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ISSN: 1679-9844 
  

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