DE DIA FALTA ÁGUA, DE NOITE FALTA LUZ… UMA ANÁLISE DA VULNERABILIDADE SOCIAL - IVS INFRAESTRUTURA - NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2010)

Authors

  • Germano Godoy Azeredo
  • Joseane de Souza
  • Teresa de Jesus Peixoto Faria

Keywords:

infraestrutura, pobreza, vulnerabilidade social, expansão urbana

Abstract

Este trabalho se propõe a analisar a dimensão de infraestrutura da vulnerabilidade social nos municípios do Estado do Rio de Janeiro, em 2010. O Estado do Rio de Janeiro é o terceiro estado mais populoso e o segundo maior PIB do Brasil. Os motivos dessa forte economia é a produção petrolífera: no Estado estão os maiores produtores de petróleo das Bacias de Campos e de Santos. Apesar de tanto o governo Estadual quanto os poderes públicos de 87 municípios do Estado se beneficiarem das rendas petrolíferas, parcela significativa da população dos municípios do Estado sofrem com a escassez e/ou com a má qualidade dos serviços públicos essenciais. Para analisar a situação de vulnerabilidade social e pobreza na dimensão da infraestrutura dessa região, será utilizado uma ferramenta desenvolvida pelo IPEA, o Índice de Vulnerabilidade Social – IVS, esse índice é composto por três dimensões, a dimensão da infraestrutura (objeto metodológico deste trabalho), de capital humano e renda e trabalho, que por sua vez, são compostas por outros dezesseis indicadores (sendo três da dimensão infraestrutura), a base de dados a ser utilizada será a do Censo 2010, realizado e divulgado pelo IBGE. O que foi observado é que, a despeito de todo o recurso e oportunidades geradas pela atividade econômica de exploração mineral predominante na região, os processos de urbanização e expansão populacional não deixaram de reproduzir mazelas sociais da pobreza e da vulnerabilidade social, mesmo contando com políticas sociais e de urbanização próprias, a expansão populacional e urbana dos municípios do Estado do Rio de Janeiro se deram de acordo com os interesses de grandes atores econômicos e políticos, que só serviram para reforçar a concentração de terra, renda e poder, com isso, grande parcela da população se vê marginalizada e em situações de pobreza e de vulnerabilidade social.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2024-12-21

How to Cite

Germano Godoy Azeredo, Joseane de Souza, & Teresa de Jesus Peixoto Faria. (2024). DE DIA FALTA ÁGUA, DE NOITE FALTA LUZ… UMA ANÁLISE DA VULNERABILIDADE SOCIAL - IVS INFRAESTRUTURA - NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2010). InterSciencePlace, 19. Retrieved from https://interscienceplace.org/index.php/isp/article/view/841