O DESIGN GRÁFICO NA CONSTRUÇÃO DE JOGO COOPERATIVO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Governança das Águas. Design Gráfico. Jogo Cooperativo. Ludificação.Resumo
A proposta de se utilizar jogos cooperativos como instrumento didático pedagógico aplicado à disciplina de educação ambiental do curso de pedagogia da UENF foi concebida para ser uma construção dialógica e participativa entre discentes dessa disciplina e, também, de pós-graduandos de Cognição e Linguagem e de Sociologia Política, com o intuito de pensar na ludicidade como um instrumento a ser trabalhado na práxis pedagógica. Entre as matérias de sua ementa elenca-se a temática da Governança das Águas como diretriz estratégica do jogo com problemáticas e soluções embasadas pelo seu conteúdo programático. Com as diretrizes estabelecidas, foi feita a pesquisa cartográfica por sistemas hídricos que abrange a região norte fluminense e que cujos componentes fossem suficientemente complexos para possibilitar uma gama diversa de ações e impactos necessários à jogabilidade e finalidade didático pedagógica. A Lagoa Feia, na baixada campista, foi eleita como território do jogo, escolha referenciada pela sua importância social, histórica e econômica, e pelo seu sistema hídrico interligado por canais, rios, lagoas e o mar. Dentro desse contexto, o objetivo do presente artigo é descrever o desenvolvimento do processo construtivo coletivo e dialógico do projeto gráfico de um jogo cooperativo: (a) elaboração do instrumento didático pedagógico consolidado para a práxis; (b) explanação sobre o processo metodológico para a criação de jogos pedagógicos visando futuras aplicações. Procura imbricar no seu desenvolvimento o entendimento teórico do design contextualizado como um elemento narrativo linguístico-imagético, a incorporação de premissas freireanas e aplicação de métodos do Design Thinking que minimizem a preponderância homogênea do designer sobre o objeto da criação. A influência regional dos índios Goytacazes concatenada com a atividade agrícola colonial e contemporânea indica a xilogravura para a produção visual da iconografia e inspiração para a tipografia do jogo, desenvolvida por Ariano Suassuna para sua literatura de cordel.
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