UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM JOGO COM FOCO NA FUNÇÃO QUADRÁTICA

Autores

  • Yara Patricia Barral de Queiroz Guimaraes
  • Soria Pereira Lima Soares
  • Valquíria Marçal e Silva
  • Juliano Schimiguel
  • Rita de Cassia Frenedozo

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Matemática. Gamificação.

Resumo

Neste trabalho serão tratadas algumas perspectivas teóricas com a finalidade de apontar que características da gamificação, quando utilizadas em tarefas de aprendizagem, podem prover o crescimento da motivação e engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem-avaliação. O artigo traz o relato de experiência docente no que tange a fase de avaliação da aprendizagem por meio da implementação do jogo digital “Em busca do Santo Grau” com foco no conteúdo Função Quadrática em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados correspondem aos comentários dos estudantes e os arquivos enviados por eles como atividade avaliativa. Os resultados apontam que, apesar de os jogos digitais serem uma proposta interessante para diversificar o processo de ensino, ainda há alunos resistentes que optam por uma avaliação do ensino-aprendizagem nos moldes do ensino tradicional.

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Yara Patricia Barral de Queiroz Guimaraes, Soria Pereira Lima Soares, Valquíria Marçal e Silva, Juliano Schimiguel, & Rita de Cassia Frenedozo. (2023). UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM JOGO COM FOCO NA FUNÇÃO QUADRÁTICA. InterSciencePlace, 18(2). Recuperado de https://interscienceplace.org/index.php/isp/article/view/561

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